Dicas :: Bagagem de mão

Definir o que levar na bagagem de mão parece a parte mais simples na arrumação das malas, mas dependendo do destino e do tipo de viagem ( com poucas ou várias horas de voo ou de ônibus), o que vai na mochila ou malinha é quase tão importante quanto o que vai parar no bagageiro.

Óbvio que cada um vai criando seus rituais de viagem e tem necessidades específicas, nada deve ser regra. A cada viagem fui adquirindo novos hábitos e cada vez sentindo falta de alguma coisa. Por sorte, também percebi que levava itens completamente desnecessários – ainda bem, senão a mala só ia crescer com o tempo :P. Em um momento totalmente ~blogueira trend~, listei abaixo os itens que são imprescindíveis pra minha bagagem de mão:

Carteira para documentos

raw

Eu costumava colocar os documentos importantes (passaporte, cartão de milhas, RG, etc) numa pastinha plastificada. Mas acumuladora de tralha que sou, essas pastinhas acabavam cada vez mais cheias de papeizinhos, dinheiro, cartão, ia colocando tudo ali. E aí rasgava ou virava uma zona. Até que um amigo me deu de presente uma carteira com zíper e bolsinhos ideais para esses documentos e melhorou muito o esquema! Principalmente porque ali também cabe…

Bloquinho e caneta

giphy
Depende do tamanho do bloco de notas, mas os menores cabem tranquilamente nessa carteira ou mesmo na bolsa. E são úteis para anotar qualquer coisa que você precisar, inclusive pirações e observações da viagem caso role um momento de tédio durante o voo. Por isso, mais indispensável ainda é andar com uma caneta, até porque é comum termos que preencher algum formulário chegando ou saindo de algum lugar.

Fone de ouvido

tumblr_nvn5v830Ki1rfd7lko1_500

Eu não confio no fones que as companhias aéreas distribuem nos aviões. Ou não encaixam bem na orelha, ou não funcionam, ou as duas opções. Para garantir a trilha sonora da viagem, ou mesmo a sessão pipoca que vai rolar durante o voo, é melhor levar o seu fone 😉

Livro ou revista

funny-big-bang-theory-sheldon-reads-comic-book-animated-gif
Ansiosa que sou, gosto de garantir algumas distrações para não me entediar durante uma viagem. Por isso sempre levo pelo menos um livro e às vezes alguma revista para ler no ônibus ou durante um voo. Até porque, a bateria do celular pode acabar e me deixar sem música ou pode ser que o sistema de entretenimento a bordo não esteja disponível ou ainda bata um cansaço da programação. Sem contar que é uma delícia ler enquanto estamos na estrada ou nas nuvens, viajamos ainda mais longe.

Kit hidratação: colírio, soro fisiológico e manteiga de cacau

myeyes
Após passar alguns voos com a garganta, o nariz, a boca e os olhos secos, comecei a me preparar melhor para as viagens longas de avião. Segundo essa matéria do Todos A Bordo, o nível de umidade dentro de um avião cai para menos de 20%. Para se hidratar, se aliviar e também manter seu organismo funcionando direitinho, a dica é levar sempre que possível colírio, soro fisiológico para pingar no nariz e algum protetor labial. E, claro, beber bastante água, o que nos leva a…

Garrafinha d’água

tumblr_no1d3zIVup1uui2hmo1_500
Ok, isso talvez seja frescura minha, mas é que eu tenho muita sede, ainda mais em uma situação de secura como essa que acabei de descrever. Para não ter que ficar levantando toda hora para pegar um mísero copo d’água, eu levo uma garrafinha vazia e encho em algum bebedouro dentro da sala de embarque (já que não dá para entrar com líquidos). Já teve vezes que acabei comprando uma garrafinha carérrima em algum café só para garantir – não é o ideal, mas…

Advil – ou qualquer outro remédio que lhe apeteça

tumblr_m9y2vwOCCV1rfmn5jo1_500
Momento hipocondríaca, mas vai que rola uma dor de cabeça, uma enxaqueca ou até mesmo cólica durante uma viagem? Ah não, prefiro me certificar de que terei uma solução para essas situações – já basta o desconforto de estar apertada na classe econômica encarando horas de voo #classemédiasofre. Então é sempre válido carregar uma cartelinha de Advil ou de algum remédio que te alivie a dor ou o mal estar.

Escova e pasta de dente

2yjsqow
Acho importante levar em viagens longas, mas também nas curtas. Nunca se sabe se vão extraviar sua mala, se a conexão será cancelada, enfim, tudo pode acontecer e é bacana que o hálito esteja fresco, né? Ainda mais se você pegar no sono, nada melhor que escovar os dentes para dar uma acordada e conseguir conversar com os outros sem medo de ser feliz.

Chiclete

Cher-Horowitz-Clueless-Chewing-Gum-GIF
Sim, esse item pode quebrar o galho de quem não colocou o kit escova + pasta de dentes na mochila, mas não só. Chicletes são muito úteis durante viagens de avião para ajudar a desentupir o ouvido principalmente durante pousos e decolagens, quando rola uma mudança brusca da pressão atmosférica e isso prejudica a entrada do ar nas tubas. A recomendação clássica é fazer o movimento de deglutição, o que com um chiclete pode ficar ainda mais fácil. Só não exagerem, já dizia minha mãe que mascar chiclete demais faz um rombo no estômago e dá fome, e aí teremos outro problema.

Carregador do celular

giphy (2)

Todo mundo que tem smartphone sabe que a bateria desses aparelhos não dura nada – principalmente se você tiver um Iphone :-(. Para não deixar o samba morrer e ficar sem música para ouvir, sem acesso a Facebook, Instagram e tudo o mais que for necessário para sua alegria de viver (inclusive ver as horas, importantíssimo durante uma viagem), leve sempre o carregador com o plug junto. Há cada vez mais tomadas disponíveis (e funcionando!) nas salas de embarque e até alguns aviões (maravilhosos <3) que já contam com entrada USB nas poltronas.

Mudinha de roupas

635735447615848924755919706_28295-packing
Como já disse acima, tudo pode acontecer com seu voo e sua mala. E como seguro morreu de velho, não custa muito (só um pouco, eu sei) levar roupinhas extras. Eu não exagero para a mochila não ficar pesada ou volumosa: uma camiseta, roupa íntima e um par de meias estão mais do que suficientes. Se estou indo para um lugar mais frio, óbvio que já carrego junto um cachecol, par de luvas e um gorro. Se estiver indo para um lugar mais quente, levo uma sandália baixa e leve para não fritar de calor. E seja para onde for, faça a temperatura que for, eu sempre levo um bom casaco porque quase sempre passo frio durante os voos.

Extra: maquiagem e câmera fotográfica

giphy (1)
Tem coisas que levo, mas que não acho que sejam universais. Nas minhas viagens sempre ando com uma malinha à parte em que carrego minha máquina fotográfica e lentes. Ultimamente tenho usado pouco, confesso, por preguiça de carregar peso e porque o celular tem dado conta do recado, mas tá sempre comigo :-). Outro item que para mim é importante é a maquiagem. Nada demais, só um batom e uma base para dar um tapa no look na chegada e não ficar com cara de quem fez maratona de séries, ficou com insônia durante o voo etc.

E aí, essa lista tá grande demais pro seu gosto? Ou esqueci de alguma coisa importante? Comenta aí! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s