Para registrar as coisas que leio por aí na internet, resolvi seguir a tendência dos blogs que acompanho e fazer um compilado de links legais da semana. Como é o primeiro, me dei a liberdade de colocar coisas que vão além da semana passada, pra correr um pouco atrás do prejuízo. Vamos lá?
Los Frikis: Cubanos que se injetavam HIV como forma de protesto – Lado Bi
Imagine ser punk e curtir rock nos anos noventa em Cuba, terra da salsa, quando ainda existia a União Soviética, portanto a Guerra Fria? Não devia ser fácil viver sob o regime repressor da ilha e não ter muita liberdade de fugir dos padrões. Sob o lema “Socialismo ou morte”, jovens começaram a injetar sangue contaminado pelo vírus HIV – muitos não tinham noção que não havia cura para a doença, mas outros tinham e mesmo assim seguiam este caminho. Parece loucura, ou ficção, mas foi real e é uma puta história incrível (que combinou muito com meu momento-Cuba)!
Ruth Orkin fez primeiro e melhor – Revista ZUM

American Girl in Italy. Foto: Ruth Orkin, publicada na revista Cosmopolitan em 1952 (via Revista ZUM)
O texto conta a história por trás da famosa foto da moça sendo assediada em uma rua na Itália. É, só que não. A fotografia, que rodou o mundo como símbolo das cantadas abusivas, na verdade foi feita em um contexto completamente diferente: era um ensaio para mostrar que as mulheres podiam viajar numa boa sozinhas pela Europa no pós-guerra. Quer dizer, era mais sobre viagem do que feminismo e acabou sendo sobre tudo isso 🙂
Fotos lindas do Harlem (NY) nos anos 70 – Mashable
Black power, penteados loucos e uma atmosfera vintage: tudo isso e muito mais você encontra nesta seleção incrível de fotografias feitas por Jack Garofalo no bairro de Nova York. Mas nem tudo são flores: o fotógrafo foi documentar como era a situação no bairro que havia sido preterido por muitos novaiorquinos na época. Em busca de mais segurança, melhores casas e escolas, muitos saíram de lá e foram para Queens, Brooklyn e Bronx. E como que ficou o bairro após a debandada? Está nas fotos!
São Paulo é a cidade mais subestimada do mundo – UOL Viagem
O grupo Breaking Borders, formado por três americanos, lançou um vídeo no fim do ano passado (mas que bombou só agora) ressaltando as qualidades da nossa amada & odiada São Paulo. O curta resgatou minha metade apaixonada pela cidade que andava um pouco perdida. Vale a pena acompanhar o trabalho desses caras, que documentam de um jeito bem legal suas viagens pelo mundo.
Cabo Polonio, Montevidéu e o olhar de turista – Ornitorrinco

12 segundos de oscuridad (Montecruz Foto – via Flickr)
“Esse olhar de turista (em especial viajando sozinho) ao te ensinar a estar mais presente, pode também te ajudar a olhar situações sem querer se agarrar a elas” foi uma das frases desse texto que me fez pensar e pensar e pensar. O autor conta como foi sua experiência de desligar a si e a câmera fotográfica nesta viagem para Cabo Polonio, no Uruguai – um vilarejo de beleza natural incrível e sem eletricidade, perfeito para se isolar de tudo.
Caçadores de Eclipses – Gabriel Quer Viajar

Jingyi Li (via Gabriel Quer Viajar)
Aproveitando o ensejo do eclipse que rolou em março deste ano, o Gabriel achou no site da NASA uma lista com todas as datas dos próximos fenômenos e os lugares para melhor observá-los. Achei uma bela sacada! Quem quiser programar uma viagem em função disso, é só seguir os passos 😉