Travel Tattoo :: Marcel Melfi

IMG_6092

Marcel é designer, ilustrador e empreendedor: criou a Toonicado, estúdio de arte que faz desenhos personalizados que podem estampar presentes criativos. Apesar de trabalhar com imagens e desenhar todo dia, até há pouco tempo ele ainda não tinha nenhuma tatuagem. Foi só depois de ter feito uma viagem especial para Tailândia que ele se inspirou a marcar na pele essa experiência e fez uma tatuagem de bambu, método pouco convencional no Brasil, mas bastante difundido por lá.

Há um ritual tradicional, o Sak Yant, em que você é tatuado por um monge e não escolhe o que será desenhado, mas hoje em dia há diversos estúdios em que fazem tatuagens assim de forma mais comercial, inclusive para turistas. São utilizadas agulhas um pouco maiores do que as da máquina e elas são conectadas a um graveto de bambu. O processo não envolve máquina e a pressão feita na pele é dada pelo tatuador. Leia mais sobre a tatuagem do Marcel:

Quantas tatuagens você tem? Quando e onde foram feitas?
Tenho somente uma, na parte interna do braço. Eu a fiz em abril de 2015 em Koh Tao, na Tailândia.

Qual o significado dela? Tem relação com viagens que você fez? 
Eu nunca tive vontade de fazer tatuagem, mas em 2014 fiz um mochilão onde viajei por Dubai, Tailândia e terminei na Índia. Fiz essa viagem com um dos meus melhores amigos, e foi daquelas viagens que mudam a maneira de ver as coisas. Passava por uma fase, pré 30 anos, sem grandes expectativas, sem grandes alegrias.

Vi o filme “Her” e numa passagem o personagem fala: “Sinto como se já tivesse vivido todas as emoções que podia experimentar, daqui para frente só sentirei versões menores dessas emoções“. Só que toda essa viagem, principalmente na Tailândia, acenderam alguma coisa aqui dentro. E eu estava feliz como nunca tinha me sentido antes.

Tatuagem Marcel

Marquei com esse amigo o retorno para exatamente um ano depois e dessa vez, já fui com a ideia da tatuagem. Lá achamos um lugar onde tatuavam com bamboo, cada um escolheu uma arte e fizemos.

Fiz essa tatuagem para sempre que estiver desanimado, conformado com a rotina, me lembrar que tem algum lugar esperando uma aventura nova. Quanto ao significado real dela, é uma oração budista escrita em Khmer, a língua do Camboja. A Angelina Jolie tem essa mesma tatuagem nas costas.

São símbolos budistas sânscritos, de uma reza tailandesa, que dizem algo como: “Mantenha seus inimigos longe de você. Se você adquirir riquezas faça com que elas continuem sendo sempre suas. Sua beleza será aquela de Apsará. Onde quer que você vá, muitas pessoas irão assistir, servir e proteger, cercando você por todos os lados”.

IMG_6664

Como que foi a sensação? Dói absurdamente?
Como essa é a minha única tatuagem eu não tenho base, mas o Micky [amigo que fez a viagem junto] que tem outras, disse que além de doer mais, o processo é mais lento o que aumenta a dor. A minha durou quase uma hora.

E o lugar onde você fez, era muito tradicional ou é bastante comum fazer esse tipo de tatuagem lá?
Lá na Tailândia você vê um estúdio de tatuagem a cada 5 passos, mas a maioria não tinha desenhos legais, então procuramos na internet algum estúdio que os turistas recomendaram e chegamos em um. Era um estúdio normal com as artes expostas nas paredes. Eu pedi uma sugestão e eles mostraram várias artes e curti bastante essa.

Tem planos de fazer outras? Quais e por que?
Tenho sim, pretendo fazer outras nas viagens que realmente me inspirarem.

IMG_6441

E você, tem alguma tatuagem que tenha sido inspirada por alguma viagem? Conte a sua história também! Mande para papetespelomundo@gmail.com

Veja mais posts da série Travel Tattoo!

Anúncios

Um comentário sobre “Travel Tattoo :: Marcel Melfi

  1. oi Marcel… adorei este trecho “Fiz essa tatuagem para sempre que estiver desanimado, conformado com a rotina, me lembrar que tem algum lugar esperando uma aventura nova. Quanto ao significado real dela, é uma oração budista escrita em Khmer, a língua do Camboja. “… é realmente isso, tem sempre um lugar onde podemos recomeçar e nos sentir de novo de bem com a vida… parabéns pela entrevista!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s