Pucón :: Neruda e a chuva do Chile

IMG_5766

Há tempos ensaio a leitura do livro “Confesso que vivi”, de memórias do poeta Pablo Neruda. Comecei e parei algumas vezes, mas essa semana resolvi encará-lo de vez, aproveitando que vim para o Chile novamente. E qual não foi minha surpresa ao descobrir logo nas primeiras páginas que estava indo justamente para Temuco, a cidade onde o escritor passou sua infância e adolescência?

Na verdade vim para Pucón, destino turístico cheio de atrações naturais e de práticas de esportes de aventura. Mas para chegar aqui desembarquei no aeroporto de Temuco, a uma hora de carro do hotel Antumalal, onde estou hospedada. A região de lagos e vulcões, além de belíssima, também é bastante chuvosa. Essa semana não será diferente e já comecei o primeiro dia curtindo observar a paisagem molhada e a chuva cair.

IMG_5791

Mas bonito mesmo é o que o Neruda fala sobre como é a chuva nessa região:

“A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno.”



“Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim caindo do céu cinzento.”

A descrição é fiel: por essas bandas a chuva demora a passar. Já tinha perdido as esperanças quando reparei uns tímidos raios de sol entrando pela janela. E por mais que eu estivesse curtindo esse clima de chuva-frio-preguiça e apreciando a paisagem molhada, não tem como negar que o sol trouxe mais vida pra cá.


Vamos ver o que o tempo (e o livro do Neruda) nos reserva.

Anúncios

2 comentários sobre “Pucón :: Neruda e a chuva do Chile

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Papetes pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s