Links na bagagem :: leituras da semana #3

Essa semana peguei dois flashbacks: uma matéria antiga falando das mudanças da tecnologia nas viagens, outra matéria feita agora sobre as transformações que o estilo “mochilão” passou nas últimas décadas. Falando em estilo de viajar, outra forma bacana que está aqui é a troca de casas. Pra terminar, dois links até que parecidos: intervenções artísticas no asfalto de duas grandes cidades.

Mochilão através dos tempos: três gerações contam o que mudou – UOL Viagem

Foto: Cris Marques/Arquivo pessoal - via UOL

Foto: Cris Marques/Arquivo pessoal – via UOL

A Adriana Terra, amiga e parceira do UOL, fez uma matéria incrível sobre mochileiros para o site, contando como era viajar de mochila nas costas por aí nos anos 70 (ainda na ditadura), nos anos 90 (era pré-internet) e nos dias de hoje. Além das diferenças tecnológicas, tipo de hospedagem e transporte, achei legal reparar que antes diário de viagem era uma coisa essencial e hoje vejo pouca gente fazendo.  No fim da reportagem, tem uma tabela comparando cada época.

Quando se afastar significa ficar em contato – UOL Viagem/Reuters

Graças ao TimeHop venho relembrando o que já postei, li, curti e fiz nas redes sociais. E essa foi uma das redescobertas: um texto de 2010 sobre o quanto a tecnologia estava transformando nossas viagens. E, como diria minha mãe, era apenas o começo! O texto fala que as exigências dos turistas estavam mudando, pois eles começavam a priorizar bom sinal do celular e wi-fi. “No passado isso simplesmente não era opção. Viajar significava estar desconectado” é uma das frases que me fez pensar quão rápida foi essa mudança.

Sites de trocas de residências ajudam a viabilizar viagens – O Globo

Foto: Karin Duarte - via O Globo

Foto: Karin Duarte – via O Globo

Sabe o filme “O Amor Não Tira Férias“, com a Kate Winslet, o Jack Black, a Cameron Dias e o Jude Law? Que as mulheres trocam de casa? Então, dá pra brincar disso também sem nem precisar estar em Hollywood – a não ser que ache uma casa legal por lá, vai saber. Essa matéria conta várias histórias bacanas de troca de casas e conta um pouco de como é o serviço de cada site (não tem um nem dois, tem vários, cada um ao seu estilo). É um outro jeito de viajar, quero muito tentar um dia ❤

Behing the making of Our New York Cover – Nytimes

Foto: JR via NYT

Foto: JR via NYT

O artista francês JR é famoso por fotografar pessoas e estampar suas fotos em tamanho gigante – em São Paulo tem diversas obras dele espalhadas por aí. Em Nova York, o projeto em parceria com o New York Times era fazer fotos de imigrantes e colar as imagens em pontos estratégicos da cidade, para mostrar pessoas que frequentemente são consideradas invisíveis.

A imagem do garçom Elmar Aliyev, de 20 anos, do Azerbaijão, foi escolhida para ser colada na Flatiron Plaza, ponto de encontro da Broadway, a 5th Avenue e a East 23rd Street. Neste link, você pode ver mais detalhes da instalação e a cereja do bolo: um timelapse da colagem, com as pessoas passando por cima da obra, literalmente.

Artista usa drone para fazer desenho de pipa “voar” em SP – Folha de S. Paulo

15084406

Foto: Tec via Folha

Na mesma pegada do link anterior (artistas que fazem coisas legais no chão das ruas das cidades), o projeto Pipa me causou impacto. Eu tava no feed do Instagram quando vi esse vídeo e fiquei assistindo em looping. Quem mora em São Paulo já deve conhecer o trabalho do artista argentino Tec. Nas ruas de Perdizes, ele já desenhou uma lagartixa, um rato e um peixe no asfalto.

Dessa vez, escolheu um bairro menos hype, Americanópolis, na zona sul. O desenho parece simples: uma pipa. Legal, mas e aí? E aí que filmaram o local com um drone e dá o efeito de que a pipa está se movimentando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s