O friozinho que chegou em São Paulo me inspirou a resgatar as fotos que fiz em El Calafate, na Argentina, em fevereiro de 2014. A cidade é famosa por abrigar o Perito Moreno, uma geleira azul impressionante que tem o tamanho aproximado da cidade de Buenos Aires. Mas esta é a cereja do bolo – recomendo inclusive deixar pro final. O destino não se resume só a ela e tem muitas coisas bacanas pra fazer e lindas de ver.
Fizemos um passeio em um carro 4×4 pelo Cerro Frias no pôr do sol. Não peguei tempo bom, mas ainda assim me impressionei de ver lá do topo da montanha o Lago Argentino. Ele é azul por ser abastecido pela água do degelo da neve e tem 1.500 m².
Se antes o impacto foi causado pela cor do Lago, no passeio de barco os protagonistas são essas geleiras azuis, de formações bizarras e belíssimas.
O passeio de barco pelo Lago Argentino é sensacional, você passa o dia navegando por blocos de gelo e montanhas assim. Na rota, tem também outros glaciares importantes, como o Upsala (que não fiz fotos boas por conta do céu branco + branco da neve)
Um clássico da Patagônia: no meio ou no fim do passeio, a turma serve whisky com gelo glacial, ou seja, que veio das geleiras.
Caminhada até o Perito Moreno, onde faríamos trekking no gelo. Essa hora o sol deu um oi rápido, mas logo foi embora.
A turma fazendo trekking no Perito Moreno – usamos um suporte no tênis com garras para fixar os pés no gelo.
A geleira tem 60 metros de altura – quase o tamanho de um prédio de 20 andares!
Depois de conhecer o Perito Moreno de pertinho, fizemos outro passeio e andamos por essas passarelas para ver a geleira por outro ângulo.
Fotos: Débora Costa e Silva
Fantástico! Meu irmão e cunhada estiveram aí e também tiraram fotos impressionantes. Não me dou bem com frio mas dá até vontade de ir e ver de perto. 🙂
Incrível , lugar mágico