Um dos símbolos de Nova York, o Empire State Building foi por décadas o mais alto arranha céu do mundo até a chegada das torres gêmeas em 1970. A altura do telhado é de 381 metros, mas com a torre de antena, o edifício chega a 443 m de altura Após o atentado de 11 de setembro, ele voltou a ser o maior edifício da cidade, até a inauguração da torre One Wolrd Trade Center, em 2012. Ele apareceu em filmes clássicos, como “King Kong”, virou título de música (“Empire State of Mind”) e é uma das atrações mais visitadas da cidade.
O primeiro momento em vi o Empire State, nas duas vezes em que vim para Nova York, foi quando caiu a ficha de que estava mesmo aqui. Na primeira, dei de cara com o edifício assim que abri a cortina do quarto do hotel. Não tinha muita noção em qual região eu estava e foi um susto delicioso. Dessa segunda vez, eu vi da calçada chegando na residência onde estou morando. Estava caminhando na direção contrária do prédio e quando virei para trás, lá estava ele, lindo, majestoso, me dando boas vindas 🙂
Há quem diga que seu topo oferece a melhor vista da cidade. Há quem diga, no entanto, que o melhor observatório é o do Rockfeller Center (Top of the Rock), pois de lá é possível fazer fotos que incluem o próprio Empire no horizonte. Eu ainda não testei essa segunda opção, mas não acho que uma visita invalide a outra, pois conhecer um pouco da história e o interior do Empire State vale a pena.
Veja abaixo as fotos que fiz durante a visita. Fiz com o celular mesmo, estava sem minha câmera. Mas não vacilem como eu: levem a câmera! 😉
Sobre a visita
O melhor horário para visitar é durante o pôr do sol, assim você consegue ver Nova York do alto em três momentos diferentes: com o céu azul (se o tempo tiver bom), colorido durante o entardecer, e escuro, com a cidade iluminada. Tente ir uma hora antes, porque as chances de encarar uma longa fila e perder o cair da tarde são grandes.
Há duas opções principais para os visitantes: ir até o 86º andar (valor: US$ 32) ou ir até o 102º (valor: US$ 52). Eu só fui até o 86º porque muita gente me disse que de lá a vista já é impressionante o suficiente e não muda muita coisa do 102º. Você vai de elevador até o 80º, onde há uma exposição com fotos, gráficos e desenhos antigos da época da construção do edifício, em uma sala ampla cercada de janelas com vista para a cidade.
Depois sobe até o 86º, onde há o observatório aberto e a disputa por um lugar na grade para ver Nova York de cima. Eu recomendo que não pare em um lugar só porque conseguiu espaço, mas vá revezando para ver um pouquinho de cada parte da ilha de Manhattan. No final da visita, é claro, tem uma lojinha com diversos itens do Empire, inclusive king kongs de pelúcia ❤
Vai lá!
350 5th Ave, New York
https://www.esbnyc.com/pt
Ai, que saudade! Gata e quando for no Top of the Rock, também aconselho ir nesse mesmo horário para ver o próprio Empire State se iluminando. E super concordo que uma visita não invalida a outra. Se por um lado no TOTR você vê o Empire State, do Empire State você vê o maravilhoso Chrysler Building, coisa que não rola do topo do Rockfeller.
Muito amor e saudade: de NYC e de você!